Câmara 15 Minutos: Entrevista com o vereador Evandro Folieni

No último programa, realizado dia 08 de agosto, o Câmara 15 entrevistou o vereador Evandro Folieni. Na oportunidade, aproveitou para dar mais detalhes sobre diversos assuntos.

O primeiro ponto abordado foi referente ao Projeto de Lei nº 68/2017, aprovado por unanimidade na sessão do dia 07 de agosto, que tem como finalidade estender o benefício do vale alimentação para servidores municipais, afastados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), devido as doenças de Neoplasia Maligna (mais conhecida como câncer) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (o vírus HIV). “É um projeto muito importante e esperado por essas pessoas portadoras de HIV e dessa doença que tanto se alastra em nosso Brasil que é o câncer. Porque antes, quem ficava doente tinha que se afastar do quadro de funcionários da prefeitura ou do Saemba e imediatamente, ou no máximo no mês seguinte já era cortado o vale alimentação. No momento em que as pessoas mais precisavam desse benefício, ele era cortado”, argumentou o vereador.

Observou que esse assunto promoveu uma boa discussão na sessão, pois outros vereadores, como Rubinho, Ricardo Prearo e Leandro Gonzalez se manifestaram colocando a sugestão de que outras doenças graves possam fazer parte de um projeto de lei como este. “Eu sou a favor também, porque em primeiro momento foi em relação ao câncer e HIV, mas é importante incluir outras doenças num novo projeto para que seja aprovado também”, completou Folieni.

Aproveitou a oportunidade para comentar sobre uma reunião realizada com as entidades de Bariri, na terça-feira passada (01). “Nos reunimos com 9 entidades do município. Todos nós vereadores temos grande carinho por todas elas e eu vi essa reunião com bons olhos, pois sempre lutamos por um benefício maior para nossas entidades. Foi uma iniciativa do vereador Leandro Gonzalez e da vereadora Maria Pia que essa reunião fosse marcada e cada entidade teve a oportunidade de expor as dificuldades, pois cada uma delas é de grande valia para o nosso município”, argumentou o vereador.

Numa conversa, com o presidente da Câmara Vagner Mateus Ferreira, em data anterior a reunião, estava estimado o valor de 350 mil reais para devolução do duodécimo para a prefeitura no final do ano. “O presidente me passou no dia da reunião que nós estamos fazendo uma grande economia e provavelmente irá sobrar em torno de 500 mil reais e isso me alegrou muito. O Vaguinho está vendo com a procuradoria da Câmara a possibilidade de antecipar uma parte desse duodécimo para as entidades”, salientou o vereador.

Outra questão abordada na entrevista, foi referente a visita que Folieni realizou ao deputado estadual Luiz Carlos Gondim, no final do mês de julho, em que aproveitou para entregar algumas solicitações. “Eu fui convidado pelo maestro Jeferson, fui muito bem recebido pelo deputado Goldim e pelo secretário da cultura do Estado de São Paulo, o Pena. Fiz dois ofícios junto com a vereadora Maria Pia pedindo recursos para a Santa Casa, pois o deputado Goldim é presidente da Santa Casa do Estado de São Paulo. Fui convidado para ir ao gabinete na assembleia legislativa para entregar os ofícios pessoalmente e o deputado me disse que na medida do possível irá atender as nossas necessidades”, detalhou o vereador.

Para finalizar, aproveitou o momento para mais uma vez se deixar a disposição da população, para agradecer e parabenizar o presidente da Câmara Vaguinho, pela atitude em relação ao assunto das entidades e agradeceu também o prefeito Paulo Araujo pelo olhar carinhoso em relação ao projeto que se refere ao vale alimentação.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Bariri